Na sessão desta quinta-feira (2), na Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa, dia de tribuna livre, secretários municipais usaram da palavra para dizer de como cada secretaria está se organizando para o período das romarias. As falas foram resumidas, já que o tempo da tribuna livre é de apenas 15 minutos.
O ciclo de romarias do Santuário do Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, voltará a acontecer neste ano de 2022 de forma presencial após dois anos, por conta da pandemia da Covid-19. E para que tudo ocorra como o planejado, várias reuniões já foram realizadas entre os representantes do Poder Público Municipal e o Santuário.
O primeiro a fazer o uso da tribuna foi o secretário de Obras Erivelton Radson, que destacou o trabalho da gestão municipal no início da construção da nova rotatória na rodovia BR-430, no trevo de acesso a BA – 160. Que classificou a obra como “importantíssima, considerando que já foram registrados vários acidentes no local, e a demanda já tinha sido apresentada por vários vereadores da Casa”.
Erivelton afirmou que o local não é de responsabilidade do município, no entanto, diante do grande número de acidente, e da falta de resposta do DNIT, Governo do Estado e Governo Federal, que não responderam nenhuma das solicitações, a gestão resolveu assumir a ação por conta própria. “Diante da situação não poderíamos deixar de fazer aquela rotatória e deixar novos acidentes acontecer. É uma obra feita com recurso próprio do município, e por isso queremos agradecer ao prefeito Fábio Nunes pela ação”, finalizou.
O Secretário Municipal de Finanças, Roberval Antônio, afirmou que será aberto um edital para a venda dos pontos no Camelódromo para o período da romaria, e que inicialmente a prioridade será para os comerciantes de Bom Jesus da Lapa, e posteriormente, se sobrar lotes vagos, serão vendidos para os “mascates” de outras cidades. “Nós vamos anunciar a data da abertura do edital, dando todas as oportunidades ao povo de Bom Jesus da Lapa”, disse.
Segundo o Secretário de Administração, Victor Hugo, já foram feitas várias reuniões para discutir as ações que serão realizadas na romaria, e a pedido do Prefeito Fábio Nunes, todos os secretários municipais foram para a Câmara fazerem um breve relato para expor o que o município planeja e o que está sendo feito por cada pasta para a Romaria 2022. “Deixamos aberto aos vereadores e qualquer cidadão que tiver alguma dúvida, como será a estruturação, desde a estruturação de limpeza, fechamento, atrativo e festividade na Romaria, que nós, secretários do município, estaremos à disposição, e abertos para poder orientar e como será essa grande festa”.
O Secretário de Turismo e Empreendedorismo, Adson Pereira, destacou que a Romaria está chegando, e o município resolveu inserir todos os secretários na programação do evento. “Nós estamos chegando a nossa romaria, e nós decidimos introduzir todos os secretários nesse grande evento, que esperamos vários romeiros e turistas que ao longo de dois anos, por conta da pandemia, foram impedidos de vir à Capital Baiana da Fé.”
Adson disse que a poucos dias da grande festa centenária em louvor ao Divino Espírito Santo, a pasta está dando total apoio, principalmente aos meninos de famílias mais simples que tem o sonho de sair de careta, mas não tem a mínima condição. “A secretaria abriu as portas esses dias para participar desse grande momento para inseri-los. Isso se chama, inclusão”.
O chefe da pasta do turismo disse ainda, que foi feito o treinamento dos guias de turismo, e foram contratados profissionais preparados da educação para fazer a formação e o treinamento dos mesmos. “Os guias estão para orientar e acolher todos os romeiros, lapenses e visitantes”.
Adson afirmou ainda que terá uma modificação no Centro da cidade nos dias que compõem o evento, e que a secretaria estará à disposição dos vereadores para dar todas as explicações, como também para aceitar a ajuda dos edis.
Marcélio Magno, Secretário de Saúde de Bom Jesus da Lapa, afirmou que o número de visitantes na Romaria de 2022 deverá duplicar ou triplicar, e diante dessa estatística, a pasta da Saúde está montando um plano de ação junto com as demais secretarias, para atender tanto os lapenses como os visitantes. “Nós vamos duplicar ou triplicar a capacidade escalada”.
Marcélio lembrou que nesse período (romaria) que já se aproxima, muitas pessoas procuram a saúde em busca de atendimento, especialmente os idosos, aumentando a demanda, e com isso a necessidade do fortalecimento do Sistema de Saúde. “Diante das estatísticas, com certeza virão mais pessoas, tendo em vista que já tem dois anos com a Covid. Então a gente tá com uma sensibilidade maior em reforçar. “Esse ano a gente vai ter uma ajuda muito mais efetiva do Corpo de Bombeiros que está instalado aqui no nosso município. Além disso vem a Polícia Rodoviária, o SAMU Regional, além das nossas oito ambulâncias. Nós chamamos, e vem duas ambulância dos municípios para integrar a nossa rede, e com certeza a gente vai atender muito bem os nossos visitantes”.
O Diretor do SAAE, Gerson Nunes, destacou que para atender melhor a população de Bom Jesus da Lapa e os visitantes durante o período da romaria, a autarquia está com uma grande ação em andamento, para ampliação da captação de água em 50% no Rio São Francisco, e assim oferecer uma capacidade maior de água à população.
Já a representante da Central Regional Quilombola, Marília Viana, explicou que a Romaria Quilombola será realizada entre 17 e 18 de junho de 2022, a qual contará com muitas representações nacional e estadual, como também do município. Ela destacou ainda que o município de Bom Jesus da Lapa tem 34 comunidades quilombolas, com uma média de 6.032 famílias e 15.835 quilombolas.
A cidade de Bom Jesus da Lapa tem a terceira maior Romaria do País, sendo a principal geradora de emprego e renda no município. O objetivo é que em 2022 o evento volte a ter a presença do grande público.