A Câmara Municipal aprovou na manhã desta terça-feira(23), por unanimidade, o requerimento de autoria do vereador Léo de Lio(PSD), que solicita da Prefeitura uma “parceria com a Associação de Frutas Oeste da Bahia, com o retorno do Serviço do profissional de agronomia credenciado e autorizado pela ADAB, atendendo na sede da Associação de Frutas Oeste”.
Justificando a solicitação, o parlamentar destacou que o “Perímetro Irrigado do Projeto Formoso é um dos maiores produtores de banana do Brasil. Possui urna área cultivada de 8.450 hectares, onde são comercializados aproximadamente 200 mil toneladas/ano de frutas. São cerca de 50 caminhões transportando diariamente as frutas produzidas no Perímetro Irrigado para o abastecimento em todo país. E para o escoamento e transporte dessa produção, umas das exigências é a emissão da permissão de trânsito vegetal — PTV/PTIV. Documento emitido pelo profissional de Agronomia credenciado e autorizado pela ADAB”.
E continua: “A logística das emissões das PTV’s na Associação Frutas Oeste favoreceu muito os nossos produtores, considerando que são aproximadamente 50 emissões diárias do documento no Perímetro Formoso. Entretanto, no mês de outubro/2020, o profissional foi realocado para a sede da ADAB em nossa cidade, quase 35 km do Perímetro, dificultando significativamente o processo da emissão das PTV’S”.
Outro requerimento do parlamentar, que também foi aprovado pela plenária, requer da prefeitura de Bom Jesus da Lapa a construção de uma Capela Ecumênica, dedicada a todos os cidadãos, independente de religião. Léo também requereu que seja erguido o muro do cemitério no Projeto Formoso A.
O parlamentar justifica que atende aos pedidos dos moradores do Formoso “A” e “H”, “ressaltando a necessidade da efetivação dessa obra”.