Lapa: Vereadores votam contra requerimento que solicita mudança no horário das sessões da Câmara

0

projeto sessão

Na sessão realizada na última terça-feira(03), foi colocado para apreciação dos parlamentares da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa o requerimento de número 015/2018, de autoria do vereador Jair Gomes(PSDB), “que propõe mudança no horário das sessões ordinárias para às 19h”. Maioria dos edis votaram contra a proposta de mudança.

Justificando a proposta, o vereador destacou que com a mudança a população poderia participar em maior número das sessões da casa, e os vereadores teriam mais tempo para dedicar a população. “O motivo desse requerimento, é que nós vereadores somos muito cobrados pela população. Eu faço questão de pegar o meu tempo de folga, sentar nas comunidades, bater papo com as pessoas, nos bairros da nossa cidade. E desde quando eu assumir esse mandato, a cobrança é a constante que tenho da população, do horário das sessões da câmara.

Jair frisou que no horário da manhã, “maioria das pessoas trabalha, nem todas as pessoas podem vim aqui na câmara horário, é tanto, que sempre nós temos aqui um plenário vazio. Nós temos um espaço aqui que poderia estar lotado em todas as sessões, mas por conta horário, que não é adequado para que as pessoas estejam aqui, nós temos esse plenário vazio”, pontou.

Fazendo o uso da fala, a vereadora Maria Leles destacou que está no seu terceiro mandado, e ia descorda da proposta, e explicou os  motivos. “As pessoas que não estão aqui presentes, têm a rádio Bom Jesus que eles podem tá ouvindo. O vereador Davi por exemplo, mora na zona rural, imagina quantas dificuldades podem ser encontradas a noite, de carro quebrar”, disse.

Ela falou que as sessões da casa eram a noite, e na época alguns vereadores chegaram a correr risco de vida em função do horário que as sessões terminavam, e que muita gente que vem do interior ainda participar de alguns debates, se mudar, vai ficar inviável. Quando era no período da noite, “a gente fica aqui sozinhos, a noite não tinha público. Então, a sessão eram a noite. Se antes a população participasse porque era a noite, aí sim, a gente tinha que voltar. Só que essa sessão era vazia, não participavam”, e lembrou: “infelizmente essa cultura de participar das sessões, independente do horário, a população não tem. Se a gente não tivesse vivenciado a experiência, tudo bem. Mais quantos anos essas sessões foram a noite e não tinha participação, ficávamos aqui falando sozinho”, justificou o motivo do voto contra a proposta.

Rita lembrou, que o carro do Vereador Romeu e o dela foi seguido uma vez, e tem vereador que mora fora da cidade e precisa se deslocar de volta. E se um funcionário for levar o edi em casa, também volta tarde, correndo risco.  “Já sair daqui 01h da manhã para ter que chegar em minha casa sozinha”, disse.

Já o vereador Davi(PT), falou que a mudança para o período da manhã foi uma combinação entre os vereadores da época, porque tinha colega que estava correndo risco de vida quando as reuniões eram a noite.

Os outros pares do destacaram que entendia o anseio do vereador Jair, no entanto, quando as sessões eram a noite tinha menos participação da população, e no período da manhã tem sido comum a plenária ficar cheia.

Dos 11 vereadores presentes na votação, 10 votaram contra o requerimento que solicitava a mudança de horário da sessão.