A Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa aprovou na manhã desta terça-feira (15), durante a última sessão ordinária do período legislativo 2017/2020, a Moção de Aplausos e Reconhecimento, de autoria dos vereadores, em favor do prefeito lapense, Eures Ribeiro Pereira, em reconhecimento a sua gestão ao longo dos oito anos como prefeito municipal de Bom Jesus da Lapa,
Na justificativa do pedido – aprovado por 10 votos a favor e 1 contra, os vereadores destacaram que o prefeito Eures Ribeiro Pereira é um visionário – “assim o definimos, porque o consideramos uma pessoa que tem ideias grandiosas e acredita em ideais, sempre foi dessa forma”.
– “Inicialmente quando presidiu a UEL – União dos Estudantes Lapenses, revolucionou o movimento estudantil em Bom Jesus da Lapa. Em seguida, como vereador e presidente da Câmara, fez uma verdadeira revolução no legislativo lapense, fazendo com que tivéssemos uma sede própria e passássemos verdadeiramente a ocupar um lugar de destaque no cenário político. Com posições firmes e contundentes no exercício de legislar e fiscalizar”.
– “Apesar da rápida passagem pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, deixou sua marca como parlamentar atuante e defensor dos assuntos e interesses de Bom Jesus da Lapa e região”.
– “Em 2012, fez história ao se eleger prefeito de Bom Jesus da Lapa, onde pela primeira vez, um jovem de família humilde sem tradição política e de baixo poder aquisitivo chegou a chefia do poder executivo municipal, acabando com a disputa política restrita a duas famílias tradicionais da cidade”.
– “Em 2013, ao assumir o cargo de prefeito de nosso município, Eures Ribeiro disse para que veio, não permitiu o nepotismo e equilibrou as contas públicas, deu voz e vez aos mais humildes, e realizou uma série de obras jamais vista em toda história de Bom Jesus da Lapa. Somente um visionário poderia fazer tanto em tão pouco tempo”.
– “Ninguém acreditava na remoção das barracas da praça da bandeira, Ele acreditou, sofreu resistência, mas não desistiu. Hoje a praça da Bandeira representa um dos pontos de visita de Bom Jesus da Lapa”.
– “Poucos acreditavam na obra do mercado municipal, as resistências foram grandes, alguns interesses particulares procuravam prevalecer sobre o interesse publico. Ele como sempre não desistiu, foi a luta e hoje temos o mercado municipal Dona Firmina servindo dignamente aos lapenses, romeiros e visitantes e turistas. Não podemos esquecer das desapropriações para poder desafogar o trânsito e facilitar o acesso ao santuário do Bom Jesus da Lapa, centro da peregrinação e importante centro turístico da nossa cidade e do nosso Estado”.
– “Muitas foram as resistências, até ameaças, porém o visionário não desistiu. A praça da Fé, é mas uma obra grandiosa do visionário Eures Ribeiro Pereira, que sem sombra de dúvidas será uma das mais bonitas da Bahia”.
– “Quem é visionário não deixa de ter grandes ideias, mesmo quando o seu mandato está chegando ao fim, por isso, antes de terminar o seu mandato o grande gestor Eures Ribeiro idealizou o projeto do caminho da Fé no entorno do morro da Lapa”.
Os vereadores destacaram ainda, que a Moção não é para enumerar as obras do prefeito, e sim uma forma de homenagear e reconhecer o gestor Eures Ribeiro por tudo que fez pelo município de Bom Jesus da Lapa durante os dois mandatos, de 2013/2016 e 2017/2020.