Câmara aprova requerimento que solicita ao Poder Executivo o envio do Projeto de Lei que trata sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico de Bom Jesus da Lapa

0

 

O plano garante que a cidade tenha metas que serão cumpridas durante os próximos 20 anos, nos quatro eixos que compõem o Saneamento Básico (abastecimento de água, esgotamento sanitário, águas pluviais e resíduos sólidos).

O plenário da Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa aprovou na manhã desta quinta-feira(05) um requerimento de autoria do vereador Romeu Thessing(PCdoB), que  solicita ao poder Executivo Municipal o envio do Projeto de Lei que trata sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico.

“Em razão de termos tido problemas graves na logística do abastecimento de água na sede e no interior de Bom Jesus da Lapa no ano de 2019 em virtude das nossas redes de distribuição e adutoras ainda permanecem num sistema que poderíamos avaliar “arcaica”, em sermos uma cidade que cada dia cresce em seu contorno com novos loteamentos, o próprio Programa Minha Casa Minha Vida, e aumento visível das nossas romarias, sentimos também a a necessidade de requalificarmos o Sistema de Abastecimento de Água e do Esgotamento Sanitário em nosso município”, justificou o parlamentar.

Thessing destacou ainda, que o legislativo precisa se mobilizar para que o Projeto de Lei de iniciativa do Poder Executivo Municipal chegue logo na Casa.

O Plano de Saneamento Básico do Município de Bom Jesus da Lapa que foi  constituído no período de 11 meses pela  empesa DRZ Geotecnologia e Consultoria LTDA, através de   audiências públicas na sede e no interior do município. E  entregue  pelo  Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) ao Poder Executivo no final do mês de março de 2019(relembre aqui), precisa ser  encaminhado  para apreciação da Câmara Municipal, a fim de que os vereadores o transforme em lei.

Com a legislação aprovada, o gestor municipal poderá busca os recursos  para a implantação do saneamento no município.