As comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, localizada em Minas Gerais, foram abertas. Atualmente, o reservatório apresenta um armazenamento de 88,6%, porém segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a represa tem capacidade de “segurar” vazões muito superiores às que está liberando. Evitando assim, eventos críticos para as populações do Rio São Francisco.
Segundo a Cemig, a operação tem o objetivo de evitar que se atinja o limite de armazenamento, causando transtornos e inundações para as comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco.
A operação de Três Marias é fundamental para a regulação do Rio São Francisco, no trecho entre a barragem e a Usina de Sobradinho, na Bahia. Com a abertura das comportas a Barragem de Sobradinho, Bahia será uma das beneficiadas com a água que deve aumentar o nível da represa.
A gestão da capacidade de armazenamento da Usina Três Marias vem sendo feita pela Cemig, em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Devido às fortes chuvas registradas durante o carnaval e que devem persistir durante toda a primeira quinzena de março, a abertura parcial deve ser mantida pelos próximos 15 dias.
Desde o último dia 18 de fevereiro, antes do período do carnaval, a vazão da usina já vinha sendo aumentada gradualmente por meio da geração de energia.
Redação Notícias da Lapa com informações da redeGN e Cemig