Rio São Francisco: barragem de Sobradinho não terá limite máximo para liberação de água

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: Divulgação

A chuva do começo do ano trouxe uma boa notícia aos sertanejos. A partir da última quarta-feira (1°) a operação da hidrelétrica de Sobradinho (BA) voltou à faixa Normal, algo que não acontecia desde 2013. Ou seja, a barragem não terá limite máximo na liberação de água.

A mudança acontece sete anos depois da implantação de medidas para recuperar o volume da barragem. Em abril de 2013 a CHESF passou a adotar medidas para preservar a hidrelétrica. Em seguida foram anos registrando seca e a escassez da barragem ligou o sinal de alerta. Porém, 2020 tem sido um ano bastante chuvoso e resultou na recuperação do nível.

Em 31 de março, o Reservatório Equivalente da Bacia do Rio São Francisco, formado pelos reservatórios de Itaparica, Sobradinho e Três Marias, acumulava 79,54% de seu volume útil. Para acompanhar a situação do armazenamento da bacia do São Francisco, acesse: www.ana.gov.br/sala-de-situacao/sao-francisco.

 O rio São Francisco nasce na Serra da Canastra (MG), e chega à sua foz, no Oceano Atlântico, entre Alagoas e Sergipe, percorrendo cerca de 2.800km, passando por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O Velho Chico é o rio 100% nacional com maior extensão. A bacia possui 503 municípios e engloba parte do Semiárido, que corresponde a aproximadamente 58% desta região hidrográfica, que está dividida em quatro unidades: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.