Em discurso na Casa Branca na tarde desta quinta-feira, 24, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que Vladimir Putin “escolheu a guerra” ao invadir o território da Ucrânia e anunciou novas sanções contra a Rússia.
“Putin é o agressor, Putin começou essa guerra, e ele sofrerá as consequências”, disse Biden, que avaliou que Putin deseja “uma nova União Soviética”.
Ele também afirmou que vai limitar as transações em dólar das empresas russas. “As agressões de Putin vão custar caro para a Rússia”, disse.
Afirmou ainda que o governo limitaria a capacidade da Rússia de fazer negócios em dólares e outras moedas, e planejava sancionar outros bancos russos. “Hoje, estou autorizando sanções”.
O presidente americano reforçou que o Exército dos EUA não vão enfrentar a Rússia na Ucrânia, mas que defenderão os aliados da Otan no leste Europeu.
A Rússia lançou uma invasão total da Ucrânia nesta quinta-feira, 24, iniciando uma guerra na região, o que gerou reações de líderes mundiais.
Bancos e importações tecnológicas
Serão sancionados outros quatro bancos russos e mais da metade das importações tecnológicas da Rússia serão suprimidas, afirmou Biden em discurso na Casa Branca.
“Isto imporá um custo elevado à economia russa, tanto de imediato quanto a longo prazo”, advertiu.
Biden afirmou, ainda, que tirar a Rússia da rede interbancária Swift continuava sendo “uma opção”, mas que “atualmente não é (uma) posição” compartilhada pelos europeus e assegurou que as outras sanções financeiras anunciadas teriam “tanto ou mais impacto”