Novo plano corta impostos dos mais ricos Membros do partido. Republicano estão prestes a alcançar um de seus objetivos mais antigos: a reforma tributária dos Estados Unidos.
Aprovada no Congresso, a lei deve ser sancionada por Donald Trump nos próximos dias. Esta será a maior mudança no código de impostos americanos em décadas, seguindo uma das principais promessas de campanha do atual presidente.
Mas quem serão os principais vencedores e perdedores do novo regime de impostos? A BBC explica:
VENCEDORES
Empresas multinacionais
Pela legislação atual, estas companhias precisam pagar uma série de impostos. As alíquotas variam de 15% a 35% sobre lucros acima de US$ 10 milhões (ou R$ 33 milhões, aproxidamente).
O novo plano cria uma taxa única de 21%, que passa a valer em 2018, aliviando os custos dos principais pagadores de impostos.
Com a reforma, o país cria um novo sistema territorial que permite que estas empresas também deixem de pagar – ou paguem menos – impostos sobre lucros obtidos no exterior.
As corporações estão empolgadas – assim como os seus acionistas – que esperam que as empresas usem o dinheiro extra para pagar dividendos maiores.