Uma menina de 4 anos ficou cega após contrair uma gripe, no estado norte-americano de Iowa. Os médicos e a família não sabem se um dia ela voltará a enxergar.
Jade De Lucia teve que ficar internada por mais de duas semanas por complicações causadas.
Ela não tinha tomado a vacina contra a gripe recentemente. Antes do Natal, começou a ter os sintomas de uma gripe normal, inclusive febre.
No dia 24 de dezembro, a mãe a levou ao hospital, segundo reportagem da rede de TV NBC News, após perceber que a febre estava perigosamente alta.
A menina desenvolveu uma encefalite, inchaço do cérebro que provocou a cegueira. Esse tipo de complicação causada pelo vírus da gripe é algo raríssimo. Estima-se que casos como o de Jade ocorram em 1 entre 5 milhões de pessoas.
O médico pediatra e neonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Americana de Pediatria, explica como esse inchaço acontece.
Ejzenbaum acrescenta que infecções por vírus, como o da gripe, têm potencial para desencadear uma “cascata inflamatória”, que leva a esse inchaço cerebral.
Outras consequências seriam convulsões, perda dos movimentos e problemas de equilíbrio. Ainda assim, são raríssimos os quadros gripais que evoluem dessa forma.
A principal recomendação do médico em relação a crianças que estejam gripadas é prestar atenção nos sintomas.
“Se a febre não baixar e o quadro não melhorar, é hora de levar para o hospital, até porque pode não ser só uma gripe.”
Notícia do Canal R7