O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento, na noite desta quarta-feira (6) em rede nacional, sobre os eventos do dia 7 de Setembro. O petista declarou que esta quinta-feira (7/9), data em que se comemora a Independência do Brasil, “não será um dia nem de ódio, nem de medo, e sim de união”.
De acordo com o Metrópoles, o chefe do Palácio do Planalto afirmou que ‘amanhã não será um dia nem de ódio, nem de medo, e sim de união. O dia de lembrarmos que o Brasil é um só. Que sonhamos os mesmos sonhos’.
Ainda segundo o Metrópoles, durante o discurso, o presidente destacou temas importantes dos primeiros oito meses de seu mandato. Como, por exemplo, a aprovação da lei de igualdade salarial entre homens e mulheres, o novo Marco Fiscal e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O chefe do Executivo também falou sobre a importância da soberania brasileira. “Soberania é, antes de tudo, combater todas as formas de desigualdade – seja de renda, de gênero ou de raça. É tornar igualitário o acesso à saúde, à educação, à segurança e aos bens culturais. É criar oportunidades para todos e todas”.