A invasão iraquiana começou em março de 2003; acima, bombardeio em Bagdá Um dos conflitos mais marcantes do início do século 21, a Guerra do Iraque teve seu início há exatos 15 anos, com a invasão americana ao país árabe.
A guerra começou oficialmente em 20 de março de 2003. Uma coalizão liderada pelos Estados Unidos enviou 200 mil soldados ao Iraque, a despeito da falta de autorização da ONU para tal e em meio a protestos antiguerra ao redor do mundo.
A promessa era de uma intervenção rápida, como parte de uma campanha para derrubar Saddam Hussein, que comandava o país desde 1979, e recuperar armas de destruição em massa supostamente em posse do líder iraquiano – que se provaram inexistentes.
Mas a guerra perdurou por anos, deixando de herança um país hoje fragmentado e politicamente instável, enfraquecido por conflitos sectários que favoreceram a ascensão de grupos extremistas, como o autodenominado Estado Islâmico, e contribuíram para a volatilidade regional. Você se lembra do que foi dito na época da invasão pelos então líderes globais? Como eles justificaram a invasão ao Iraque?
A BBC compilou as frases cruciais que foram ditas antes, durante e depois do início do conflito, e que explicam a escalada militar – bem como suas consequências.