Na última sexta-feira (22), as turmas da Escola Promove Júnior participaram de uma atividade enriquecedora dentro do projeto “Valorização e Representatividade Negra na Educação Infantil”, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. A ação, realizada com os alunos da turma do Infantil II, incluiu diversas oficinas e teve como objetivo proporcionar aos pequenos uma vivência que vai além da sala de aula, contribuindo para a construção de uma identidade mais forte e uma compreensão mais profunda sobre a diversidade e o respeito. Todas as turmas da escola visitaram e a sala do Infantil II e prestigiaram o trabalho produzido pelas turminha.
A educação infantil é um momento crucial para a formação dos valores, atitudes e identidade das crianças. Por meio da abordagem de temas como a história e a cultura negra, as educadoras Margareth Nunes e Raíza desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento de uma consciência social que acompanhará os pequenos ao longo de sua vida. O ensino sobre a cultura afro-brasileira, aliado à valorização e à representatividade, é essencial para que as crianças cresçam com uma visão mais inclusiva e respeitosa desde os primeiros anos de vida.
Ao promover essa reflexão desde a educação infantil, a Escola Promove Júnior reforça seu compromisso com a formação de cidadãos mais críticos e conscientes. Durante o projeto, os alunos aprenderam sobre as contribuições dos negros para a formação da sociedade brasileira e, de maneira lúdica e envolvente, foram convidados a refletir sobre a importância da igualdade racial, combatendo estigmas e preconceitos ainda presentes na sociedade.
Além de ser um projeto pedagógico, a ação teve um impacto significativo na autoestima das crianças. Ao verem a representatividade negra no contexto escolar, as crianças perceberam que todas as culturas são valiosas e merecem respeito. Esse processo de valorização contribui para o fortalecimento de uma sociedade mais justa, onde a diversidade é respeitada e celebrada desde a educação infantil.
Com atividades que combinam aprendizado e afeto, o projeto de Consciência Negra da Escola Promove Júnior é um passo importante para a formação de uma geração mais empática, capaz de compreender e respeitar as diferenças. A iniciativa também está alinhada com a Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, reforçando o papel da educação na promoção de um futuro mais inclusivo.
O trabalho realizado pelas professoras Margareth e Raíza, juntamente com a participação entusiástica dos alunos, reforça a importância de se iniciar, desde cedo, a construção de uma sociedade mais equitativa, onde todos, independentemente de sua origem, se sintam valorizados e representados.
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