
A China anunciou na manhã desta sexta-feira (11) que vai aumentar os impostos de importação de produtos dos Estados Unidos de 84% para 125%. Segundo a agência de notícias Reuters, a informação foi divulgada pelo Ministério das Finanças chinesa.
“A imposição pelos EUA de tarifas anormalmente altas à China viola gravemente as regras do comércio internacional e econômico, as leis econômicas básicas e o bom senso, sendo um ato completamente unilateral de intimidação e coerção”, diz o comunicado.
A decisão do governo chinês é uma retaliação à decisão do presidente norte-americano Donald Trump em elevar as tarifas sobre produtos do país asiático que somadas chegam a 145%. A medida aumenta a guerra comercial entre os dois países.
Também nesta sexta, a China apresentou uma queixa adicional na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas impostas pelos EUA. O país asiático é o segundo maior fornecedor de importações aos norte-americanos. Trump ampliou o tarifaço sobre a nação comandada pelo presidente Xi Jinping, após suspender a maioria das taxas “recíprocas” impostas a dezenas de outros países.