Fazendas contaminadas podem conter esporos do fungo no solo por anos, Não é muito fácil visitar a plantação de banana da fazenda Matanuska, em Moçambique. Depois de uma viagem de duas horas a partir da cidade mais próxima, visitantes são parados na entrada da fazenda e precisam mergulhar os pés em uma piscina de desinfetante. Até os carros precisam limpar as rodas.
A gigante plantação de banana no meio de uma planície seca já foi considerada um milagre. Hoje está devastada por uma doença chamada Mal do Panamá, causada por um fungo mortal, o TR4. Bananas correm risco de extinção. Zoológico proíbe alimentar macacos com bananas. Ele foi detectado na África pela primeira vez há cinco anos, depois de dizimar milhões de hectares de plantações de banana na Ásia a partir de 1980.
O fracasso nas tentativas de conter a doença – que é resistente a fungicidas e não pode ser controlada quimicamente – gera preocupações ao redor do mundo. Poderia a fruta mais exportada do mundo, fonte de nutrientes para milhões de pessoas, estar sob o risco de extinção?
Image caption Visitantes em Matanuska precisam desinfetar os pés e as rodas dos carros antes de entrar na fazenda A BBC foi o primeiro veículo de imprensa a ter acesso à fazenda desde que ela foi atingida pela doença.