‘Como você seria se fosse do gênero oposto?’ foi o último teste que viralizou no Facebook – quem o fez cedeu acesso aos dados pessoais para empresas com fins comerciais. Eles são tentadores, muito curiosos e quase irresistíveis. “Com qual celebridade você se parece?” ou “Como você seria se fosse do gênero oposto?” – são as perguntas que vêm junto com testes aparentemente inofensivos e que acabam super compartilhados no Facebook.
No entanto, o perigo deles está justamente nos dados que você concorda em ceder para que o aplicativo te devolva o resultado.
“O principal gatilho da rede social é o efeito de comunidade. Todo mundo começa a fazer o teste, aí vem o efeito da curiosidade, do divertido, ele começa a viralizar”, pontuou Camila Porto, especialista em marketing digital e Facebook Ads, em entrevista à BBC Brasil.
8 razões que mostram que o Facebook atingiu seu auge e pode começar a perder influência. Existem várias empresas que usam os testes como ferramenta de coleta de dados de pessoas que estão interessadas em determinada coisa.