”Quem chega ao Santuário Bom Jesus da Lapa na Bahia faz a experiência do belo e do sagrado’.
No grande penhasco às margens do rio São Francisco, grutas refletem a natureza; obra das mãos de Deus, enquanto em seu interior devotos renovam sua fé ao pés do Cristo Sofredor.
Na imagem do Cristo da Paixão em seus últimos momentos de vida, a caminho do Calvário e da morte na cruz, os devotos encontram a bondade de Deus e a sua compaixão e também a força que necessitam para suportar os sofrimentos e as dificuldades da vida.
Através de sua Cruz, Jesus conforta o coração de todos com esperança, afinal, a morte e a dor não tem a última palavra para aqueles que creem na ressurreição. Quem fica ali diante da imagem de Jesus sente de perto sua compaixão e esse é um dos sentimentos que mais movem seus romeiros.
A espiritualidade redentorista que traz em sua essência o anúncio da Copiosa Redenção, ou seja, de que em Cristo a Redenção é abundante, indica que aos homens feridos pelo mundo a salvação dada por Jesus tem um projeto redentor e curador que alcança a todos.
É o que partilha o reitor do Santuário Bom Jesus da Lapa, o Missionário Redentorista padre João Batista do Nascimento, quando recorda como os devotos expressam sua devoção ao Bom Jesus, bebendo da mesma fonte que brota a espiritualidade dos padres que administram o local.
“As pessoas que vêm aqui ao Santuário, se sentem em família, na própria casa, dialogando diretamente com o líder maior dessa família: o Bom Jesus. Então, é uma experiência de fé, que representa tudo aquilo que pregou Santo Afonso, de um Deus amoroso, afetuoso, misericordioso, compassivo e acolhedor”, assinala.
A Cruz de Jesus é a palavra com que Deus respondeu ao mal do mundo. Se muitos, às vezes, acreditam que Deus permanece em silêncio diante do sofrimento, na realidade ele respondeu na cruz com a misericórdia, o perdão e o amor.
Para sentir a presença do amor de Deus, a mesma que Santo Afonso sentiu, basta olhar os devotos que chegam ao Santuário, enfatiza o reitor.
“Algo que chama a atenção é ver esta multidão de homens, mulheres, adultos, jovens, idosos e até crianças, unidos nas celebrações, cantando e rezando com devoção. É emocionante ver meninos com as mãos dadas a seus pais, alguns nos ombros, outros nos braços, todos com fé no Bom Jesus. Encontramos muitas esposas que agradecem pela conversão de seus esposos e filhos”, completa.
Na imagem do Bom Jesus os devotos devem encontrar a resposta ao mal do mundo agindo com o bem, seguindo Jesus e carregando a sua cruz como Ele fez. Os devotos são convidados a ter os mesmos gestos de compaixão com o sofrimento do outro. O que se pode ouvir no hino cantado pelos devotos:
“Senhor Bom Jesus da Lapa, é Santo de caridade,
Ele dá esmola aos cegos e aos pobres aleijados.
Somos romeiros de longe, a fé é que nos conduz,
Vamos todos para a Lapa visitar o Bom Jesus”.
Acompanhe a programação da festa do Santuário Bom Jesus da Lapa
A cobertura do Tríduo e do encerramento é completa na Rede Aparecida, na TV Aparecida, A12, Facebook e YouTube.
Assista a transmissão do Tríduo ao Bom Jesus, a partir das 19h, direto do Santuário na Bahia, e na quinta-feira, 6 de agosto, a emissora transmite a Festa de Encerramento, ao vivo, às 18h.
Informações do A12.