A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspendeu todas as linhas rodoviárias operadas pela Itapemirim. Em nota divulgada nesta quarta-feira (20), o órgão justifica a medida nas “dificuldades operacionais do transporte rodoviário de passageiros da empresa”. A empresa poderá realizar viagens já vendidas em até 30 dias após essa decisão.
“Essa medida visa assegurar a segurança dos usuários e manter a adequada prestação de serviço de passageiros. A Itapemirim deverá observar os direitos dos passageiros, inclusive com o reembolso de passagens, quando solicitado, ou então remanejamento para outras empresas”, destacou a ANTT.
Em janeiro, a viação Itapemirim teve cerca de 60 ônibus apreendidos, por decisão da Justiça, por conta de sua dificuldade financeira, atendendo a pedido de um credor. A suspensão, segundo a agência federal, vai vigorar até a empresa apresentar uma frota compatível com o número de linhas operadas.
A empresa está em recuperação judicial desde 2016. Os débitos acumulados somam R$ 2 bilhões em dívidas fiscais com a União e R$ 253 milhões junto a credores diversos. O grupo também está sendo questionado na Justiça por utilizar dinheiro de credores para investir na Itapemirim Transporte Aéreos.
Os aviões da ITA decolaram de junho do ano passado até dezembro, quando a companhia suspendeu as operações às vésperas do Natal e sem avisar aos usuários. Na semana passada, o grupo anunciou a venda da companhia aérea, sem anunciar quando as viagens aéreas vão retornar.