Os tão aguardados testes para diagnosticar a Covid-19 começarão a ser realizados em Barreiras pela Universidade Federal do Oeste da Bahia a partir desta terça (12). Inicialmente serão analisadas 30 amostras diárias, de segunda a sexta-feira.
As amostras serão enviadas pelo Núcleo Regional de Saúde do Oeste, conforme prioridades estabelecidas pelos órgãos sanitários. O pedido de coleta seguirá o fluxo já estabelecido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAB). Após o recebimento, o resultado deverá ficar pronto em 72h. As amostras positivas não precisarão de contraprova, já que o laboratório de Campanha da UFOB foi certificado pelo Lacen.
Os diagnósticos serão realizados por professores do Núcleo de Estudos de Agentes Infecciosos e Vetores (NAIVE) da UFOB. No total, serão aplicados 5 mil testes.
A ação é resultado de um acordo de cooperação técnica com a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), que doou R$ 370 mil, Governo da Bahia, Prefeitura de Barreiras e de recursos oriundos do Ministério da Educação para implementar ações de combate à Covid-19. Informações da UFOB.