O Ministério das Comunicações autorizou, na última quinta-feira (22), a expansão do serviço de TV Digital para oito municípios baianos, incluindo Serra do Ramalho, ampliando o acesso a canais digitais de qualidade para cerca de 200 mil pessoas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e é parte do Programa Digitaliza Brasil, que visa modernizar a infraestrutura de televisão no país, oferecendo melhor qualidade de imagem e som aos telespectadores.
Além de Serra do Ramalho, as cidades de Pojuca, João Dourado, Belmonte, Buritirama, Formosa do Rio Preto, Ibicaraí e Teofilândia também foram contempladas com o serviço de Retransmissão de Televisão (RTV). As novas autorizações vão permitir que as populações dessas localidades tenham acesso a mais opções de canais digitais, sem risco de interferências, o que representa um avanço significativo para a inclusão digital nas regiões atendidas.
De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o objetivo é viabilizar a utilização da capacidade ociosa nas transmissões de TV Digital para oferecer maior diversidade de programação à população. “Nosso compromisso é viabilizar o máximo de canais digitais para os locais com capacidade ociosa, proporcionando aos cidadãos programações com mais qualidade”, afirmou.
O programa Digitaliza Brasil permite a instalação de novas emissoras nas estações de TV já existentes, compartilhando a capacidade disponível. Isso garante uma expansão mais rápida e econômica do sinal digital, oferecendo programação de TV aberta e gratuita para um número crescente de brasileiros.
A inclusão de Serra do Ramalho neste projeto é um passo importante para a cidade, garantindo aos moradores mais opções de conteúdo televisivo e contribuindo para a inclusão digital na região.