Sem paralisar os serviços, profissionais do SAMU de Ibotirama declararam apoio à greve nacional da enfermagem

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Ibotirama (SAMU-192) declararam apoio à greve nacional da enfermagem que busca a liberação do piso nacional da enfermagem. Os valores foram aprovados e sancionados no ano passado, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o pagamento, alegando falta de fonte de custeio, o que também já foi resolvido pelo Congresso Nacional.

Nesta sexta-feira (10), as equipes de serviço ostentaram uma faixa lembrando a importância de valorizar a enfermagem. Profissionais de enfermagem, médico, condutores socorristas e outros servidores permaneceram em frente à base e registraram o momento.

Todas as equipes estão de prontidão e podem ser acionadas em qualquer urgência ou emergência. Em Ibotirama, os profissionais de enfermagem não paralisaram as atividades e decidiram apoiar o movimento de maneira simbólica.

Há mais de uma década, o SAMU de Ibotirama tem cumprido papel decisivo no município. As equipes são responsáveis pela transferência de pacientes em estado grave para unidades de referência, atuam em resgates veiculares em todas as rodovias que cortam o município, realizam intervenções em partos, emergências clínicas, ataques de animais peçonhentos, afogamentos, tentativas de suicídio, surtos psicóticos e várias outras situações que carecem de socorro especializado.

O trabalho aumentou durante a pandemia, anos em que vários ibotiramenses precisaram ser transferidos nas ambulâncias do serviço, acompanhados pelas equipes. Em todas elas, os profissionais de enfermagem – seja enfermeiro (a) no suporte avançado ou técnico em enfermagem no suporte básico – estiveram presentes.

O Piso Nacional da enfermagem é fruto de uma Lei Federal que está suspensa pelo Judiciário. O STF cobrou uma fonte de custeio, que já foi votada pelo Congresso Nacional, mas decidiu manter a liminar até que uma medida provisória estabeleça como serão repartidos os valores aos municípios.

Importante

A linha 192 pode enfrentar problemas na regional de Barreiras, que responde pelo SAMU de Ibotirama. Por conta disso, somente em caso de necessidade, o contato pode ser feito pelos telefones  (77) 9 9966-4146, (77) 9 9941-0171 e (77) 9 9841-7377.