PRF apreende 27 m³ de madeira nativa transportada ilegalmente em Barreiras

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Na cidade de Barreiras, localizada no Oeste da Bahia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma significativa apreensão de madeira transportada de forma irregular. Um homem de 33 anos, responsável pelo transporte da carga, está agora enfrentando acusações relacionadas a esse crime ambiental.

A operação da PRF teve início após os agentes notarem irregularidades suspeitas na carga em trânsito. Os policiais, agindo de acordo com seus procedimentos, solicitaram os documentos necessários para a legalidade do transporte. Entretanto, durante a avaliação do volume da carga, os agentes constataram que ela totalizava 27,846 metros cúbicos, ultrapassando significativamente a tolerância estabelecida de 10% pela Instrução Normativa do Ibama.

Além disso, ao examinarem detalhadamente a carga, os agentes identificaram divergências nas espécies de madeira descritas nos documentos em relação às que estavam de fato sendo transportadas. Essas descobertas indicaram graves irregularidades nas informações prestadas nos documentos de origem florestal, que se tornam inválidos quando a quantidade, volume ou espécie de produto transportado não coincide com as autorizações declaradas.

Essas infrações evidenciaram a ocorrência do transporte, aquisição e venda de madeira sem a devida licença válida. A apreensão ocorreu na última quinta-feira, dia 12, e tanto o caminhão quanto a carga permanecem retidos em um pátio conveniado próximo ao Posto PRF de Barreiras, à disposição do órgão ambiental competente.

Neste caso, um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi lavrado, e o autor concordou em comparecer ao Juizado Especial Criminal para participar de uma audiência quando intimado, onde terá que enfrentar as acusações relacionadas a essa operação da PRF, que visa combater o transporte ilegal de madeira na região.