O gestor Ibotiramense usou como base um anúncio feito pelo Governo Federal de que a queda de repasses para os municípios tem sido uma constante e poderá chegar a 40% ainda este ano, o que revela um quadro extremamente preocupante para os próximos meses e a necessidade de medidas urgentes.
O município de Ibotirama tem um gasto muito alto com funcionários, no entanto, há um limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal de 54%. O Prefeito Terence Lessa disse que para solucionar esse problema adotará estudos criteriosos para que os serviços públicos não parem e já avisou que fará cortes nos salários de Prefeito, Secretários e Comissionados, além de Adicionais para se adequar à nova realidade.
A queda de receita é explicita e gritante não somente em Iboitirama, mas na maioria dos municípios do Brasil, por isso, vários prefeitos que têm responsabilidades estão tomando medidas impopulares.
Segue abaixo algumas das medidas visando à redução de gastos públicos, anunciadas pelo Prefeito já para os próximos meses:
– Redução de 10% sobre os adicionais não incorporados de servidores permanentes;
– Redução e 15% sobre os vencimentos de servidores comissionados, incluindo Prefeito, vice-prefeito e secretários;
– Auditoria para se verificar o recebimento de adicionais indevidos recebidos por alguns servidores;
– Redução de gastos com passagens;
– Redução de gastos com gasolina;
– Redução de gastos com energia e água;
– Redução de gastos com aluguéis;
Como já estampados em quase todos os veículos da imprensa nacional, diversas prefeituras do país estão fechando suas portas, atrasando os salários dos servidores, inclusive muitos prefeitos estão demitindo em massa, Em Ibotirama os funcionários estão recebendo em dia, mas é necessário cortar da própria carne e as medidas são necessárias justamente para continuar garantindo a estabilidade financeira. (Barreirasnoticias)