A nova prefeita de Carinhanha, Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT), decretou situação de emergência financeira e administrativa por 90 dias na cidade. Isso significa que os contratos para serviços essenciais podem ser feitos sem licitações nesse período e que as despesas da prefeitura, exceto os pagamentos dos funcionários e os programas sociais, ficam suspensas. Inclusive poderá ser feito a contratação de serviços de transportes para atender pacientes que fazem tratamento de hemodiálise fora do Município.
A prefeita fundamenta no decreto nº 21/2021 que a medida é necessária porque a nova gestão encontrou o patrimônio mobiliário e imobiliário da prefeitura em estado precário, inclusive, a frota de veículos e máquinas precisam de reparos.
Ainda segundo o mesmo decreto, o município fica autorizado a contratar assessoria jurídica e contábil, por meio de pessoa física ou jurídica. O mesmo decreto ainda suspende pagamento de contratos e cheques com data anterior à posse.
O decreto de emergência já está em vigor e já foi publicado no Diário Oficial do município. A Prefeitura de Carinhanha não é a única da região que enfrenta dificuldades após a transição.