O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar a imunização contra a Covid-19 em Guanambi e outros 25 municípios da região. O objetivo é evitar que a vacina seja aplicada em quem não integre o grupo prioritário nessa primeira fase do plano de imunização.
Na terça-feira (19), os prefeitos de Guanambi e Caetité foram oficiados para que informem, dentro de cinco dias, o quantitativo de vacinas recebido e a lista de pessoas vacinadas, incluindo sua respectiva qualificação e o critério no qual se enquadram para que tenham sido vacinadas. Os demais prefeitos da região devem ser oficiados nesta quarta-feira (20). O prazo de cinco dias começa a contar no final da primeira etapa de vacinação.
O procedimento foi instaurado na última segunda-feira (18). As doses da CoronaVac chegaram no estado naquela noite, por volta das 22h.
Fazem parte da região de Gunambi Botuporã, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Caturama, Érico Cardoso, Ibiassucê, Ibitiara, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Novo Horizonte, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Pindaí, Rio do Antônio, Rio do Pires, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.