O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou o secretário de Saúde de Igaporã, Márcio Fagundes Fernandes. Segundo o órgão, o secretário, que não pertence ao grupo prioritário da primeira fase de vacinação contra a Covid-19, furou a fila e já foi vacinado contra o novo coronavírus.
A ação civil foi ajuizada na última quinta-feira (11). Segundo o promotor de Justiça, Jailsoon Trindade Neves, o gestor violou os princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência, desrespeitando os protocolos dos Planos Nacional e Estadual de Imunização contra a Covid-19.
O promotor pediu ainda que o secretário seja impedido de tomar a segunda dose da vacina, o que não deve ocorrer sob pena de novo ato ilícito. Foi solicitado também que a imagem do secretário seja desvinculada de todos os atos de campanha de vacinação até sua finalização, sob pena de aplicação de multa diária a ser imputada ao gestor pessoalmente no valor de até R$ 50 mil reais.
De acordo com Márcio, ele foi imunizado porque estaria frequentado ambiente de risco, no entanto, a justificativa do Secretario não convenceu o MP.
O site Notícias da Lapa tentou contato com a prefeitura de Igaporã, mas não conseguiu resposta até a publicação desta reportagem.