O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com uma ação para solicitar a impugnação do registro de candidatura de Geraldo Pereira Costa, conhecido como Piau (MDB), para a Prefeitura de Carinhanha, na região sudoeste da Bahia. O parecer foi emitido nesta terça-feira (27) pela representante do MPE, Ediene Lousado, e agora aguarda análise do Juiz Arthur Antunes Amaro Neves, responsável pela Justiça eleitoral.
O MPE argumenta que Piau não atende às condições de elegibilidade estipuladas pela Constituição Federal. Segundo a verificação feita com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), o nome de Piau figura na lista de prefeitos e ex-prefeitos com contas irregulares.
Além disso, o candidato foi condenado em Processo nº 0600250-52.2020.6.05.0125, relacionado à lei de improbidade administrativa. A condenação envolveu a prática de fraude contratual com recursos federais destinados ao transporte escolar, no valor de R$ 558.646,33, o que resultou na suspensão de seus direitos políticos por cinco anos.