Uma força-tarefa montada por equipes do 20º Grupamento de Bombeiros Militar de Bom Jesus da Lapa e o 17º Grupamento de Bombeiros Militar de Barreiras, com o apoio de Bombeiros Civis da prefeitura, além de voluntários e funcionários de uma empresa de calcário trabalharam muito para controlar um incêndio que atingiu uma área de vegetação em Ibotirama.
De acordo o 20º GBM, a queimada começou na tarde dessa terça-feira(20) no povoado de Vereda, zona rural do município, mas se espalhou para as margens da BA-160, à altura do Km 10, tomando grande proporção. O fogo chegou a ser controlado no início da madrugada, mas novos focos se alastraram no início da manhã de hoje.
E função do tempo seco, aliado aos ventos fortes e a baixa umidade, dificulta o trabalho das equipes.
De acordo a prefeitura de Ibotirama, além das equipes do município que atuam no local (Secretarias, Defesa Civil, Guarda Municipal, Bombeiros Civis, Polícia Militar), a megaoperação envolve ainda o Corpo de Bombeiros, Operação Pipa do Exército e conta com o apoio das prefeituras de Muquém do São Francisco, Morpará, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga e Bom Jesus da Lapa.
A iniciativa privada se juntou ao grupo e empresas como Frijoa, Dolomita e Fazenda Paranhos, auxiliam no trabalho de combate às chamas.
O prefeito de Ibotirama, Laércio Santana, também solicitou o apoio do governador Rui Costa.