Carinhanha segue a sua programação do Março com Elas em homenagem às mulheres também na zona rural. A Caravana seguiu nesse domingo (13) para a comunidade quilombola de Barra do Parateca, há aproximadamente 50 quilômetros da sede, para encontrar as representantes históricas e as jovens da comunidade.
A programação promovida pela Prefeitura foi intensa com rodas de conversas, palestras sobre autocuidado, apresentações culturais, roda de samba e sorteio de brindes.
Dona Coló (Clotildes), moradora da comunidade, líder de grupo de candomblé e integrante do movimento de mulheres do quilombo foi homenageada junto com as mulheres quilombolas do Distrito de Barra do Parateca.
A prefeita de Carinhanha Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT), destacou a importância se entender o processo histórico ligado às lutas do povo negro. Chica relembrou que a comunidade teve o seu reconhecimento pela Fundação Palmares ainda no seu primeiro mandato de prefeita (2005-2008). Ela lembrou da necessidade de fazer o debate de igualdade e do empoderamento feminino.
Como parte das ações de valorização dos povos quilombolas a prefeita citou obras realizadas em suas administrações anteriores como drenagem das águas nas ruas da comunidade, esgotamento sanitário, construção de banheiros em residências, escola e o reconhecimento histórico do povo quilombola.
O trabalho social com as famílias de Barra do Parateca é realizado pela equipe profissional do CRAS Quilombola, mantido pela prefeitura de Carinhanha, com a realização de oficinas com mulheres e jovens.
A programação do Março com Elas segue até o final do mês na sede e na zona rural do município.