Loba-guará resgatada e reintroduzida na natureza dá à luz a três filhotes em Barreiras

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Filhotes foram flagrados pelas câmeras do parque — Foto: Parque Vida Cerrado

A primeira loba-guará resgatada e reintroduzida na natureza no Oeste Baiano deu à luz a três filhotes da espécie em 2023. A loba Caliandra, mãe dos filhotes, foi resgatada quando ainda era filhote em 2020 pelo Inema. Ela passou dois anos em treinamento em cativeiro e, desde 2022, está sendo monitorada em seu ambiente natural pela instituição.

Neste ano, ela teve contato com o macho José Bonifácio, que também é monitorado em vida livre, resultando em uma reprodução bem-sucedida após o período reprodutivo da espécie que se inicia em fevereiro.

Esse acontecimento é considerado um marco positivo para a iniciativa de reintrodução e soltura de lobos-guará em seu habitat natural, conduzida pelo Parque Vida Cerrado. O projeto está em andamento entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães e conta com o apoio técnico do ICMBio/CENAP, além de outras instituições e empresas parceiras.

Gabrielle Bes da Rosa, bióloga e coordenadora do Parque Vida Cerrado, comemora o nascimento dos filhotes e a conservação da espécie, que está entre os animais da fauna brasileira ameaçados de extinção. “A reprodução bem-sucedida é reflexo de todos os esforços da equipe no treinamento dos animais e, mais uma vez, somos protagonistas em ações de preservação de um hotspot tão importante como o Cerrado, cujo animal símbolo é o lobo-guará, uma espécie de extrema importância para a manutenção dos ecossistemas naturais e do equilíbrio ambiental”, declara.

Fundado em 2006, o Parque Vida Cerrado é um centro de conservação da biodiversidade, pesquisa e educação socioambiental no Oeste baiano. O projeto conta com o apoio e orientação técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), Inema, Smithsonian Conservation Biology Institute, Pró-carnívoros e os projetos “Amigo do Lobo” e “Sou eu Pequi.”