O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para 46 cidades baianas, com previsão de chuvas intensas a partir das 10h deste domingo (15) até as 10h de segunda-feira (16). O alerta inclui acumulados de chuva entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia, acompanhados de ventos fortes, de 40 a 60 km/h.
As áreas mais afetadas serão as regiões extremo oeste, centro-sul, sul e o Vale do São Francisco. O Inmet aponta um baixo risco de corte de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas, mas recomenda que os moradores fiquem atentos às condições climáticas.
No oeste da Bahia, diversas cidades estarão em alerta, incluindo importantes municípios como Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Formosa do Rio Preto, Correntina, São Desidério, Ribeirão do Largo e Riachão das Neves. Outras cidades da região também estão incluídas, como Jaborandi, Cocos, Carinhanha e Iuiu.
Além disso, o Inmet orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores, desligar aparelhos eletrônicos durante a ocorrência de raios e não estacionar veículos próximos a placas ou árvores que possam ser derrubadas pelos ventos fortes.
As cidades do oeste baiano, assim como outras em diversas regiões da Bahia, devem estar atentas às mudanças no clima e seguir as recomendações do instituto.