Via G1
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para o oeste da Bahia. De acordo com o órgão, a expectativa é que chova entre 50 e 100 mm/dia em cidades da região, entre esta segunda (6) e terça-feira (7).
Alguns dos municípios do oeste baiano afetados pelas chuvas intensas são Barreiras e Luís Eduardo Magalhães – na primeira, uma forte chuva alagou ruas já nas primeiras horas desta segunda, com raios e trovoadas.
Conforme o Inmet, nas últimas 24 horas foram registrados quase 30 milímetros de chuva em Barreiras, volume considerado alto. Em Bom Jesus da Lapa, foram 43.6 milímetros em na cidade de Barra, 30.2.
Quanto aos raios, o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detalhou que, nas últimas 24 horas, foram mais de 14 mil em Bom Jesus da Lapa, 4753 em Barreiras, 3482 em Ibotirama e 3696 em Luís Eduardo Magalhães.
Nos últimos meses, municípios da região oeste registraram onda de calor, com temperaturas acima de 40ºC e incêndios florestais. Em Barreiras, foram cinco meses de seca. Segundo a meteorologista do Inmet, Cláudia Valéria, é comum a região oeste registrar chuvas mais frequentes apenas em novembro, passado o período de estiagem prolongada.
Nas duas cidades, há previsão de trovoadas nesta segunda-feira e chuvas até terça, e ventos que podem chegar aos 100 km/h. Entre quarta-feira (8) e quinta (9), o clima ficará nublado e o sol voltará a aparecer na sexta (10). As temperaturas poderão variar entre 18ºC e 35ºC entre esta segunda e sexta-feira.
Além das cidades do oeste, o Inmet alerta para chuvas intensas no centro norte, centro sul e Vale do São Francisco. Dessa forma, cidades como Irecê e Canarana, ambas no norte, também poderão registrar grandes volumes pluviométricos nas próximas horas.