G1/Bahia
Um incêndio que atinge parte da área de vegetação nativa e de cerrado na Serra da Bandeira, em Barreiras, oeste da Bahia, chegou perto do aeroporto da cidade nesta quarta-feira(8).
O fogo, que começou na madrugada desta quarta, se alastrou rapidamente, por causa dos ventos e da vegetação seca, e chegou a uma área de vegetação próximo ao aeroporto de Barreiras. Além disso, as chamas chegaram até a cabeceira da pista de pouso do local. Não há informações se houve interferência nos voos.
Conforme o Corpo de Bombeiros, as áreas são bastante íngremes, de difícil acesso e com vegetação densa, o que complica o trabalho das equipes. Foram solicitadas duas aeronaves modelo Air Tractor, para que combate também possa ser realizado por ar.
A suspeita da corporação é de que as chamas tenham sido provocadas por ação humana, mas não necessariamente criminosa. Os bombeiros fazem vários alertas, entre eles para que as pessoas evitem lançar bitucas de cigarro da janela de veículos, e que não usem o fogo para limpar lotes.
Imagens de um circuito de segurança mostram onde o fogo começou. O incêndio destruiu antenas do sistema de telefonia, internet, rádio e televisão da região.
O fogo também chegou a um pátio onde ficam os transmissores da TV Oeste, afiliada da TV Bahia. Três veículos da emissora, que estavam estacionados no local, foram destruídos pelas chamas. O sinal de transmissão foi mantido no ar, porque o cabeamento não foi afetado.