Na manhã deste sábado (14/12), aconteceu em Iuiú-BA o III Encontro Regional Sobre Economia Popular, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Vale do Iuiú. Uma manhã de palestras e Mesas de debates com a temática de Negócios Empreendedores e Inovadores no Semiárido, um conjunto de ações do mandato do Vereador de Iuiú-BA, o Professor Rahy.
O evento contou com a presença de Dirigentes de Associações de Produtores Rurais, agricultores, feirantes, pequenos empreendedores, autônomos, profissionais liberais, estudantes e representantes do Poder Público da região do Vale do Iuiú, Território do Velho Chico e da Serra Geral.
Logo de início, foi montada uma Mesa com a Temática “Negócios Inovadores e Sustentáveis no Semiarido”, com a Presença da Equipe da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo de Bom Jesus da Lapa, Dirigentes de Associações de Iuiú, Técnicos em Agropecuária e um Empreendedor Digital.
Em seguida, foi apresentada por Edna Oliveira e Valéria Assis, da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo de Bom Jesus da Lapa, a experiência do impulsionamento do Turismo como fator de geração de renda e crescimento da economia de um município, em seguida Taluana Vieira, Nutricionista com especialidades em Agricultura Familiar, apresentou proposta sobre como o desenvolvimento da Gastronomia no contexto turístico e hoteleiro pode ser atrativo para os festejos de uma cidade.
O jovem empreendedor digital, Pablo Meira, apresentou seu projeto de uma startup com o desenvolvimento de um aplicativo inovador para smartphones, onde resolveria os problemas de grande parte da população e dos empreendimentos, mostrando a sua aplicabilidade nos diversos setores da sociedade, inclusive na Administração Publica e no Turismo.
Darley Araujo, Técnico em Agropecuária e Graduando em Agronomia, mostrou brilhantemente, numa palestra, como a agricultura familiar aliada às ideias inovadoras podem nem só gerar renda dentro da família, como podem surgir grandes negócios e prosperidade.
Nas palavras do Professor Rahy, organizador do evento, esta é uma ação de mandato que visa disseminar a educação empreendedora na região, a fim de que a população se emancipe e se torne, aos poucos, cada vez mais independente das rendas vindas do poder público e da previdência, e passe a gerar a sua própria renda, e ser o próprio protagonista do seu sucesso.