O município de Ibotirama, no Território Velho Chico, é o primeiro da região a formalizar a intenção de obter a vacina CoronaVac. A solicitação para o Instituto Butantan de São Paulo foi oficializada pelo prefeito Laércio Santana, que é médico, no final de dezembro de 2020.
O documento prevê o fornecimento inicialmente de 5 mil doses da vacina desenvolvida pela Biotech chinesa Sinovac. A proposta faz parte de um plano de imunização que já está sendo construindo no município.
Em entrevista ao site Notícias da Lapa na manhã desta quinta-feira(7), o prefeito Laércio, destacou que ele enquanto médico preocupa-se com a saúde da população de Ibotirama, e que a gestão está buscando junto ao Instituto Butantan acelerar o processo de aquisição da vacina CoronaVac, já que todo o país quer, diante de uma pandemia que deixou o mundo e o Brasil com muitas dificuldades.
“Eu como médico e atual gestor do município, busquei adiantar o processo, para que a minha população consiga a vacinação. E assim, devolvermos à sociedade o direito de ir e vir com mais tranquilidade, resgatando o nosso cotidiano normal”.
O prefeito Laércio afirmou que a gestão demostrou interesse pela CoronaVac, e o Instituto Butantan já respondeu. “Nós estamos nos tramites para que isso se desenvolva”. Ele destaca que a prefeitura está buscando antecipar o andamento do processo, no entanto, respeitando todos os protocolos da Anvisa. E assim que a Anvisa liberar, respeitar todos os prazos legais, diante da situação, eu me adiantarei e tentarei vacinar a população, o mais rápido possível, principalmente os grupos de risco”.
O gestor finaliza sua fala, afirmando que o Governo Federal deverá agilizar o processo de vacinação logo, no entanto o município quer adiantar, e fazer com que o município volte a rotina normal.
Dados de estudo realizado no Brasil e divulgados nesta quinta-feira (7), indicam que a vacina vacina contra o coronavírus, desenvolvida pelo Butantan e a chinesa Sinovac, tem eficácia de de 78% a 100% contra a covid-19.
Também nesta quinta, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que está fechando contrato para compra de 100 milhões de doses da Coronavac. O ministro voltou a afirmar que a vacinação no País começa, no melhor cenário, em 20 de janeiro.
Curta a página do Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.