Guanambi registra primeira morte por Influenza H3N2

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Via Agência Sertão

Foto: Agência Sertão

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi comunicou nesta sexta-feira (7), a confirmação de um óbito pelo vírus da Influenza A H3N2 no município, ocorrido no dia 27 de dezembro.

De acordo com a pasta, trata-se de um paciente de 62 anos, portador de comorbidades (Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus), admitido no dia 26 de dezembro no Pronto Atendimento Covid-19 (PA) com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), evoluindo para óbito na unidade de saúde na manhã do dia seguinte.

A amostra do material foi coletado e encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) para análise dos vírus respiratórios (Covid-19 e Influenza), vindo a confirmação da infecção pelo vírus da Influenza A H3N2.

No mesmo comunicado, a Secretaria de Saúde reforçou a necessidade dos cuidados e medidas de segurança eficazes contra a transmissão dos vírus, como o distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos e a vacinação.

A Prefeitura de Guanambi informou que está ampliando seu atendimento, reforçando as equipes e adquirindo os insumos necessários para garantir a melhor assistência possível a todas as pessoas com sintomas gripais. O reforço no atendimento ocorre diante do quadro epidêmico de gripe no país e consequentemente atingindo também o município de Guanambi e cidades da região.

Uma das mudanças foi no setor do Pronto Atendimento (PA Covid) que estava reservado para internamentos de pacientes da UPA. A partir de agora ele volta a ser exclusivo para casos suspeitos de Covid-19.

“Estamos com a equipe centrada neste novo desafio, Guanambi se destacou na Bahia no enfrentamento da Covid e também na vacinação, e com muito trabalho e colaboração de todos, venceremos esta epidemia de gripe que assola o nosso país”, disse a secretária Nancy Ferraz.