Guanambi fica em alerta por aumento de internações por Covid-19

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: Edu Vale | Agência Sertão

Na manhã desta quinta-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde emitiu um alerta sobre o aumento da taxa de ocupação dos leitos disponíveis para tratamento da Covid-19 no município. Segundo a pasta, o número de internados é o maior desde o início da pandemia e novas medidas mais rígidas de contenção social podem ser necessárias se os índices seguirem altos.

Segundo o boletim epidemiológico desta quarta-feira (3), nove pacientes do município estão internados para o tratamento da Covid-19. Um paciente está no Hospital Municipal, onde há quatro leitos de estabilização para casos considerados mais graves. e quatro no Pronto Atendimento Médico (PA), onde há onze leitos para casos menos complexos. Também há três pacientes internados em hospitais de Vitória da Conquista e um em hospital na capital Salvador.

Já nesta quinta-feira (4), a situação mudou e a taxa de ocupação disparou. No PA, 7 dos 11 leitos estão ocupados e apenas um dos quatro leitos do Hospital Municipal está disponível. Em média, 60 pacientes procuram atendimento todos os dias relatando sintomas semelhantes aos da Covid-19. Casos graves são colocados na regulação e geralmente transferidos para Vitória da Conquista, que está com 74% de ocupação.

O aumento da taxa de ocupação de leitos está associado ao aumento do número de casos. Em todo mês de janeiro foram registrados 641 casos positivos, já nos três primeiros dias de fevereiro são 103 casos.

Segundo a Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária está fazendo rondas de fiscalização com apoio da Polícia Militar. Estabelecimentos que descumpriram o decreto foram fechados e houve contratação de equipe para realização de ação educativa no comércio, no mercado municipal, nas feiras livres e nos distritos. Também foi ampliada a equipe de monitoramento dos casos confirmados e seus respectivos contatos.

(Com informações da Agência Sertão)