O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Carinhanha por conta das chuvas dos últimos meses. A publicação ocorreu no Diário Oficial da União desta terça-feira, 25 de janeiro. Com isso, está reconhecida, oficialmente, nas três esferas a situação de emergência em Carinhanha, em razão das chuvas. No âmbito estadual, a publicação foi emitida em 12 de janeiro.
A medida tem como objetivo a viabilização de recursos para o município atuar na recuperação da cidade e atender as famílias prejudicadas pelas cheias. As equipes da Defesa Civil e das Secretarias Municipais já vêm desenvolvendo um trabalho integrado junto às comunidades atingidas. Com a possibilidade da liberação de recursos para as obras emergenciais, as condições para agilizar a recuperação do município aumentam.
Relembre
O decreto de situação de Emergência em Carinhanha foi publicado no dia 28 de dezembro de 2021. As chuvas intensas tiveram início desde o final do ano passado, causando alagamentos em casas e em produções agrícolas do município. Cerca de 600 famílias foram afetadas, principalmente na zona rural, deixando mais de 100 famílias desabrigadas ou desalojadas. Na agricultura, o prejuízo é de quase R$ 24 milhões, após plantações serem destruídas. Via Acessória de Comunicação.