O Governador da Bahia Rui Costa (PT) visitou o município de Carinhanha no dia 30 de abril, região do Médio São Francisco, onde inaugurou, juntamente com prefeito Geraldo Pereira Costa (Piau) o Sistema de Abastecimento de Água, em Angico, zona rural do município.
De acordo a gerência da 2ª Superintendência Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba(Codevasf), com sede em Bom Jesus da Lapa, a obra foi construída pela Superintendência, no entanto o órgão não foi comunicado e nem convidado para o evento de inauguração.
Na quarta-feira(02) a 2ª Superintendência divulgou uma Nota de Esclarecimento. Afirmando que “a obra dos subsistemas pertencentes ao Sistema de Abastecimento de Água de Comunidades Rurais do município de Carinhanha, inaugurada pela Prefeitura e pelo Governo do Estado da Bahia, no último dia 30 de abril de 2018, na comunidade de Angico, foi executada diretamente pelo Codevasf por meio de contrato com a empresa Emajo Empreendimentos Ltda, que venceu o edital de concorrência nº 04/2014”, afirma.
A nota fala ainda que a obra foi feita pelo órgão, por meio do Programa Água para todos, com investimento de R$ 4.424.881,99 (quatro milhões, oitocentos e oitenta e um mil e noventa e nove centavos). E que o sistema é contemplado com seis subsistemas, e que falta um ser finalizado, o sistema da comunidade de três Ilhas. “O sistema beneficiará diretamente 1.438 famílias e faz parte do pacote de ações do governo federal para proporcionar oferta de água à população severamente atingida pela seca. As comunidades rurais beneficiadas são: Moreira, Cabacinha, Bebedouro, Amargosa, Frotas, Garça, Quimadas, Angico, Três Ilhas e Barra de Parateca”, finaliza a nota.
Até o momento, as asessorias de comunicação do Governo do Estado e nem do prefeito de Carinhanha se manifestaram sobre o assunto.