Dando continuidade as ações de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), na região de Bom Jesus da Lapa, a equipe aquática, que conta com o apoio da Marinha do Brasil de Bom Jesus da Lapa e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(IBAMA), em mais uma atuação de fiscalização no rio São Francisco, dessa vez nos municípios de Carinhanha e Malhada, aprenderam nesta quinta-feira(22), 1.250 metros de redes, autuou 01 pescador, abordou 07 embarcações. Uma embarcação tipo balsa para transporte de veículos e passageiros também foi notificada, 12 portos e 53 embarcações. A equipe efetuou ainda, a soltura de 22 peixes vivos, emalhados e georeferenciou de 04 captações d’água significativas nos dois municípios.
A operação faz parte da 43ª etapa do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), operação coordenada pelo Ministério Público (MP) da Bahia, através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. E é realizada em conjunto com diversos órgãos estaduais e federais: MP-BA, Adab, ANM, Marinha do Brasil, Crea-BA, Funasa, Ibama, MPE-BA, MPF-BA, MPT 5ª Região, OAB-BA, PRF, Seagri, Sefaz, Sesab, SSP-BA, SRTE, CRMV, SPU, Sepromi, Fundec, Funai, AGB Peixe Vivo e ONG Animália.
A operação começou na segunda-feira(19), com a divisão de várias equipe de atuação, que segue com o trabalho de fiscalização na região de Bom Jesus da Lapa até o final de novembro.