A prova mais esperada do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), costuma tirar o sono dos jovens, mas é, também, motivo de muita alegria para aqueles que alcançam uma boa pontuação. Ir bem na prova significa a possibilidade de ingressar no ensino superior em uma boa universidade federal. A redação, muitas vezes, é a vilã ou o passaporte dos alunos por ter grande peso na soma final das notas.
Inscreva-se no canal do Noticias da Lapa no WhatsApp.
No Território Velho Chico, muitos alunos das escolas da rede estadual vinculadas ao Núcleo Territorial de Educação – NTE 02 de Bom Jesus da Lapa, que prestaram o exame, se destacaram na redação do Enem com pontuações que beiraram os mil pontos, mostrando a qualidade do ensino público. O maior exemplo desses bons resultados vêm do Colégio Estadual Sinésio Costa, em Riacho de Santana, e do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, em Matina.
LEIA MAIS: Escolas estaduais de Bom Jesus da Lapa comemoram altas pontuações no Enem
Os estudantes Laísa Vitória da S. Azevedo e Hiago Cardoso Pinto construíram bons argumentos para desenvolver o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, e conquistaram a maior nota da região, 980 pontos.
Estes resultados trazem muita felicidade para todos que fazem a rede estadual de ensino, mostrando que a escola pública prepara os alunos para todos os tipos de desafios que tiverem pela frente. E as boas notas é o reflexo do esforço em conjunto para proporcionar um ensino de qualidade.
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já está disponível para consulta na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato.
Com o resultado, os estudantes podem se preparar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que começa no dia 22 de janeiro. É possível também concorrer a vagas em instituições privadas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni).
Este ano, o Sisu inaugura a modalidade de seleção em etapa única, diferente das edições anteriores. Serão ofertadas mais de 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior em todo o Brasil.
Na Bahia, as universidades públicas vinculadas ofertarão juntas 23.887 vagas na próxima seleção.