A Neoenergia Coelba lançou uma operação especial no Oeste da Bahia para combater o furto de energia elétrica. Desde o início de outubro, equipes de eletricistas têm trabalhado na identificação e remoção de irregularidades em três municípios, resultando na descoberta de mais de 200 casos de fraude. A energia recuperada até agora, totalizando 22,2 milhões de quilowatt/hora, seria suficiente para abastecer 350 mil residências por 15 dias ou todo o município de Vitória da Conquista pelo mesmo período.
A ação foca principalmente grandes consumidores, como propriedades agrícolas, comércios e indústrias. As unidades que apresentarem irregularidades poderão ser multadas e enfrentar processos judiciais. “Mapeamos locais com inconsistências no consumo e enviamos equipes para inspeção em campo, muitas vezes com apoio policial, para reforçar a ilegalidade do furto de energia”, explica Ricardo Bastos, gerente de Operações.
Até agora, os municípios visitados incluem Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e Rosário. A previsão é que até o final do ano, as equipes da Coelba também vistoriem Mambaí, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama.
Prejuízos e Denúncias
O furto de energia é considerado crime pelo artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão. Além dos riscos à segurança, as fraudes prejudicam o fornecimento de energia, podendo causar interrupções na rede elétrica.
A Coelba incentiva a população a denunciar fraudes. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba: www.neoenergia.com. A colaboração da comunidade é fundamental para ajudar a identificar e combater esses desvios.