Na última semana, após período chuvoso e de cheia no Médio São Francisco, a Companhia de Desenvolvimento do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançou 103 mil alevinos em ações de peixamento de lagoas marginais localizadas no município de Xique-Xique (BA).
O primeiro peixamento aconteceu na lagoa da Quixaba, na comunidade de mesmo nome; foram 10 mil alevinos de curimatã. Em seguida, na lagoa da Comprida, que fica entre a comunidade quilombola dos Vicentes e a Merreca Velha, foram soltos 23 mil alevinos de curimatã, com a participação das comunidades locais. Este é o segundo ano em que a Codevasf realiza peixamentos nessa lagoa de grande importância para as comunidades.
No período da tarde foi realizado evento no Povoado da Nova Iguira, local onde está localizado o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique da Codevasf. O peixamento ocorreu no braço do Miradouro, canal que liga o Rio São Francisco a Ipueira de Xique-Xique — 70 mil alevinos de curimatã foram soltos.
“O peixamento, além de muito importante para o rio São Francisco, teve grande valor para o aprendizado dos alunos sobre a importância de cuidar do nosso rio”, afirma Vilma Nogueira, professora do colégio Almir Pereira Bessa.
Os peixamentos contaram com a participação de alunos do ensino fundamental do colégio Almir Pereira Bessa, de membros das comunidades, de alunos do curso de Engenharia de Pesca da Uneb e de representantes da Prefeitura Municipal de Xique-Xique. Informações da Codevasf.