Deve continuar chovendo pelo menos até o fim de semana nas regiões Barreiras, Guanambi e Vitória da Conquista, além do Sul da Bahia, boa parte de Minas Gerais, Goiás e Tocantins.
Até às 10h desta quarta-feira (8), um alerta meteorológico emitido pelo Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta grau de severidade de perigo para novos temporais nestas áreas.
O alerta aponta para risco de temporal entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, podendo variar entre 60 e 100 km/h. Estas condições podem acarretar em risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
As previsões dos institutos de meteorologia e os dados dos modelos meteorológicos também apontam para a possibilidade de chuvas intensas até o fim da semana, com acumulados que podem chegar a 200 mm em algumas localidades.
Para Guanambi são esperados entre 90 e 130 mm no período. Já em Vitória da Conquista o acumulado esperado varia entre 80 e 110 mm até domingo (12). É justamente nesta quinta-feira o dia no qual é esperado os maiores volumes.
Situação de emergência
Guanambi tem chuvas mais irregulares, com acumulados menores na cidade e registros de temporais mais intensos na zona rural e intermediações do município. Na noite desta segunda-feira, choveu mais de 37 mm no Centro da cidade, o maior acumulado da primavera até agora.
Já a população de Vitória da Conquista tem sofrido com as consequências de chuvas torrenciais, principalmente a do último domingo, que causou alagamentos e deslizamentos de terra.
Nesta segunda-feira (6), a prefeitura decretou situação de emergência no município, que voltou a registrar chuvas na noite desta terça-feira.
Regiões em Alerta
O alerta do Inmet abrange 469 municípios das seguintes regiões: Vale do Rio Doce, Noroeste Espírito-santense, Leste Goiano, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul Baiano, Ocidental do Tocantins, Oriental do Tocantins, Jequitinhonha, Norte Goiano, Sul Maranhense, Centro Sul Baiano, Litoral Norte Espírito-santense, Noroeste de Minas, Central Mineira, Extremo Oeste Baiano, Sudoeste Piauiense, Vale São-Franciscano da Bahia, Central Espírito-santense, Noroeste Goiano, Metropolitana de Belo Horizonte. Via Agência Sertão