Chuvas ajudam a reduzir incêndio após fogo se aproximar de residências na cidade de Macaúbas

0
GrupoSCosta-350x250px

G1/Bahia

Macaúbas registrou nos nove primeiros meses deste ano quase o dobro dos incêndios ocorridos em 2020 — Foto: Reprodução/TV Oeste

As chuvas que atingem cidades no sudoeste da Bahia desde terça-feira (12) ajudaram a reduzir os focos de incêndio e amenizar as queimadas na região. Na última semana, moradores de Macaúbas precisaram abandonar os imóveis por causa da proximidade do fogo nas áreas residenciais, depois que as chamas se alastraram pela vegetação.

As precipitações não foram tão intensas na área urbana, mas ajudaram a diminuir a incidência do fogo na zona rural do município. As chuvas continuam nesta quarta-feira (13) e a previsão é que permaneçam nos próximos dias na região sudoeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, equipes monitoram a área para evitar o surgimento de novos focos.

Somente até setembro deste ano já foram registrados 43 pontos de queimada em Macaúbas, o que equivale a quase o dobro do que ocorreu em todo o ano passado.

Além disso, foi registrada chuva nas cidades vizinhas de Botuporã e Boquira, onde também foram registrados focos de incêndio em áreas de vegetação.