O Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia(UFOB) de Santa Maria da Vitória, emitiu uma emitiu na noite da última sexta-feira, 31 de janeiro, uma nota de esclarecimento a declaração feita pelo Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro onde afirmou, em uma entrevista em uma rádio local, que a população de Santa Maria da Vitória criou uma “expectativa muito grande” com a chegada da UFOB no município, achando que a instituição iria “alavancar e desenvolver”, e não foi isso que aconteceu”. E que com a chegada de apenas dois cursos, a Universidade não representou quase que nada, “para o desenvolvimento da cidade”.
Confira a nota na integra:” UFOB TRANSFORMA A VIDA DE JOVENS EM SANTA MARIA DA VITÓRIA”
Implantada no município de Santa Maria da Vitória desde 2014, a UFOB vem reescrevendo as histórias de vida dos estudantes da região e de outras localidades do Brasil. O Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória oferece atualmente dois cursos: o Bacharelado em Publicidade e Propaganda e a Licenciatura em Artes Visuais.
Os cursos oferecidos no campus de Santa Maria da Vitória fazem parte de uma estrutura
pedagógica composta por 30 cursos de graduação, distribuídos entre o campus sede, em
Barreiras, e os campi fora de sede: Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães
e SAMAVI.
A licenciatura em Artes Visuais forma profissionais aptos a lecionar Artes para os Ensinos: Fundamental, Médio e Superior. Na primeira turma formada em 2018, todos foram admitidos pela rede estadual de ensino, através de concurso público. O curso de Artes Visuais também estabelece importantes parcerias com as redes estaduais e municipais de ensino da região, levando até seus estudantes e professores importantes
vivências educacionais em arte, educação e cultura.
Já o curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais aptos para atuarem no mercado de comunicação em nível local e nacional. Muitos estudantes egressos do curso já estão trabalhando em agências e setores de comunicação de empresas da região Oeste e da capital do estado. Outro vetor estimulado pelo curso é o empreendedorismo, através do qual os estudantes criam sua própria oportunidade de emprego, seja através
da prestação de serviços ou da constituição de empresas próprias nos setores de comunicação e audiovisual.
As Universidades Federais são um importante ponto de partida para jovens construírem
um futuro como profissionais e cidadãos. E o Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória soma-se a esta rede nacional, oferecendo um ensino de qualidade, gratuito e interiorizado. Permitindo que jovens transformem suas vidas a partir de sua própria região, contribuindo assim para o desenvolvimento regional.
Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória