A prefeitura de Carinhanha lançou na última terça-feira (08), o Programa Municipal de Inclusão Produtiva para as Mulheres em situação de vulnerabilidade social. O lançamento ocorreu na Praça do Cais, durante o início das comemorações do Dia da Mulher.
A prefeita Francisca Alves Ribeiro disse que esse é um dos compromissos firmados com a população em seu Programa de Governo Participativo. “É oportunizar e mobilizar mulheres para projetos coletivos e integrados para uma educação profissional para ter o acesso ao trabalho e renda”.
O Programa Municipal de Inclusão Produtiva para as Mulheres será coordenado pela Secretaria de Proteção Social e articula todas as políticas públicas municipais ligadas as áreas de proteção social, educação, saúde, agricultura, cultura e meio ambiente. Com isso, as mulheres em Carinhanha participam de ações de inclusão produtiva e social passam a ter mais oportunidades de serem protagonistas da sua história, com autonomia e fortalecimento da sua autoestima.
A cerimônia de foi marcada também por uma série de homenagens às mulheres carinhanhenses, a exemplo de Dona Florzinha, a mulher mais idosa do município. Foram lembrados os nomes de mulheres como Dona Irene, Amélia, Dona Magá, Dona Nilza, Professora Fabrízia, Morena e tantas outras que contribuíram com a cidade. Destas, algumas faleceram idosas e outras foram assassinadas por seus companheiros.
O mês de março será dedicado à mulher em Carinhanha. A praça do Cais, à margem do Rio São Francisco ganhou iluminação lilás e ao longo do mês estão programados eventos também para a zona rural nas festividades do “Março com Elas”. Via Ascom