Criado por lei no ano 2010, o Conselho Municipal de Cultura de Carinhanha teve finalmente a sua oficialização através da nomeação e posse dos seus membros na cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (04).
A prefeita do município Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT) ressaltou que “uma sociedade sem cultura é uma sociedade sem história”.
O Conselho tem o papel de atuar no processo de construção de normas para a cultura do município, propor, fiscalizar e acompanhar a execução das políticas públicas para o setor.
Carinhanha está localizada às margens do Rio São Francisco e faz fronteira com o Norte de Minas Gerais. Esse cenário faz o município ter um número expressivo de artistas e de manifestações culturais que o tornam referência em produções artísticas.
O Conselho Municipal de cultura é composto por 26 (vinte e seis) membros sendo 13 do poder público e 13 da sociedade civil, suplentes e titulares. Os seus membros terão junto a Secretaria Municipal de Cultura, a missão de promover a participação democrática dos vários segmentos da sociedade que integram a ação cultural no Município na política cultural de Carinhanha, bem como da fiscalização do Fundo Municipal de Cultura, entre outras atribuições.
A sede do Conselho Municipal de Política Cultural terá uma sala cedida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, que deverá prover as condições necessárias ao correto funcionamento do conselho. Via Assessoria de Comunicação de Carinhanha