Um novo foco de incêndio foi identificado, nesta segunda-feira (4), na região da Casa do Vaqueiro, no município de Uibaí, no norte da Bahia. No Cânion, mesma região, o fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros – que atua ainda em outras nove cidades da região oeste e Chapada Diamantina. Conforme um boletim do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), divulgado na sexta-feira (1º), os satélites identificaram 74 focos de calor em todo o estado.
Veja a situação das queimadas nos municípios baianos
Macaúbas
O combate continua nesta segunda numa área bastante íngreme e de difícil acesso.
Uibaí
Na região do Cânion o incêndio foi extinto, Na área da Casa do Vaqueiro foi detectado um foco de incêndio, realizado combate, reiniciando o monitoramento nesta segunda. Foi realizado o combate aéreo em dois novos pontos na região próxima ao Carreiro do Boi com a orientação dos bombeiros em terra.
Iraquara
Por terra, os bombeiros iniciaram monitoramento no povoado de Riacho do Mel. Um drone também realiza a vistoria aérea, para detectar possíveis novos focos.
Lençóis
Na região de São José e numa área da BR-242 os monitoramentos foram iniciados.
Luís Eduardo Magalhães
Os bombeiros vão continuar o monitoramento no distrito industrial da cidade, após o combate a um novo foco nesta segunda.
Barreiras
Com apoio de um trator com carro pipa e aeronaves, a guarnição conseguiu evitar a propagação das chamas e continuou o trabalho de resfriamento e aumento de aceiros.
Riachão das Neves
Na região de Mata 7 a guarnição continua o combate seguindo ao topo da serra para atingir o foco principal. Duas aeronaves também realizam o combate aéreo.
Barra
Na comunidade do Igarité continua o trabalho do dia anterior, realizando combate indireto com a confecção de aceiros com auxílio de tratores fornecidos pela prefeitura. Aviões realizam o combate aéreo
Ibotirama
Na aldeia indígena está sendo realizado o monitoramento.
Formosa do Rio Preto
No vilarejo Pavão os bombeiros estão realizando o monitoramento.
Caracol-PI/Aroeiras-BA
Os bombeiros permanecem divididos em duas equipes de trabalho. Uma realiza o monitoramento em Baixãozinho e a outra está permanece no combate em Angico dos Dias.