As chuvas devem ficar mais intensas em várias regiões da Bahia até o fim da semana. Nesta quarta-feira (23), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de cor “Laranja” para a possibilidade de ocorrência de temporais em cinquenta cidades da Bahia, abrangendo as regiões de Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Guanambi.
O alerta é o primeiro de uma série que deve ocorrer nos próximos dias se as previsões meteorológicas continuarem apontado para ocorrência de mais chuvas no estado. As condições atuais indicam que deve chover bastante em algumas áreas até o fim de novembro e o início de dezembro.
Estão incluídos neste aviso meteorológico os municípios de Angical, Baianópolis, Barreiras, Bom Jesus da, Lapa, Brejolândia, Caculé, Caetité, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio, Preto, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de, Almeida, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Matina, Mortugaba, Muquém do São, Francisco, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pindaí, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião, Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Urandi e Wanderley.
O alerta engloba também cidades desde Rondônia, passando por Mato Grosso, Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, totalizando 1.073 municípios.
Nestas localidades, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, variando entre 60-100 km/h. Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Um outro alerta, de “Amarela”, indica a possibilidade de chuvas em mais 70 municípios em uma faixa próxima à área do alerta “Laranja”. Nestes municípios, a chuva pode variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Previsões
As previsões indicam bastante chuva em várias áreas da Bahia, com concentração principalmente na faixa mais próxima ao litoral Sul, onde os acumulados nos próximos dez dias podem superar 200 mm. Via Agência Sertão